Escola Alerta, Acessibilidade a todos

Dificuldades acrescidas para quem tem pouca mobilidade

Dificuldades acrescidas para quem tem pouca mobilidade

A EB1 de Vila Cova apresentou Projecto “Escola Alerta, Acessibilidade a todos” à Comunidade Educativa.

Logótipo do projecto Escola Alerta

Logótipo do projecto Escola Alerta

A escola é, sem dúvida, o local privilegiado para transmitir saberes, mas também para transmitir valores de cidadania. Foi precisamente com o objectivo de sensibilizar a escola bem como a comunidade local, que três professoras da Escola de Vila Cova abraçaram o referido Projecto com objectivos bem definidos:

– Sensibilizar em particular as entidades responsáveis nomeadamente a Autarquia para que no futuro próximo, possam garantir a correcção de barreiras arquitectónicas (obstáculos nos passeios, degraus, sinais sonoros, passadeiras…) que se colocam às pessoas portadoras de deficiências físicas ou sensoriais por nós detectadas.

– Alertar e sensibilizar a Comunidade Educativa para uma série de barreiras arquitectónicas existentes na cidade da Lixa e que muitas vezes passam despercebidas.

– Sensibilizar a população em geral, através dos nossos alunos, para a construção de melhores condições, tornando-nos elementos activos e responsáveis na defesa da igualdade de direitos e deveres de todos os cidadãos, sem discriminações.

Apresentação nos B. V. Lixa

Apresentação nos B. V. Lixa

Assim, a apresentação deste Projecto teve lugar no dia 19 de Fevereiro no salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Lixa e pôde contar com a presença do Comandante dos Bombeiros, Vice-presidente do Conselho Executivo, Presidente da Junta de Vila Cova, Presidente da Associação de Pais, professoras da EB1 de Vila Cova e respectivos alunos. Porque acreditamos numa escola e numa Lixa inclusiva e compreensiva.

Isabel Silva
(professora)

Deixe um comentário