Encerramento da Semana da Leitura

Momento alto da representação do 8ºB, Lúcia "paga o preço do mundo"!

Momento alto da representação do 8ºB, Lúcia "paga o preço do mundo"!

Dia (e noite!) de Teatro na E.B.2,3
 
Foi com muito empenho e satisfação que a Turma do 8.ºB da Leonardo Coimbra encerrou a Semana da Leitura, na passada sexta-feira, dia 6 de Março, pelas 21H00, no Auditório da escola, perante uma atenta plateia de familiares e professores, com a dramatização da “História da Gata Borralheira” (Histórias da Terra e do Mar), de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Estava o Auditório cheio para receber o dia, “fértil” em teatro, que começou com a dramatização de “A Aia” (Contos), de Eça de Queirós, levada a cabo pelo 7.ºA. A representação, com a orientação do Professor Jorge Almeida, mostrou bem como pode a coragem de uma simples aia salvar um reino inteiro (uma pátria!) dando à morte o próprio filho e matando-se de seguida: “– Salvei o meu reino, e agora vou dar de mamar ao meu filho!”

Momento em que o Rei e a Rainha se despedem antes da grande batalha

Momento em que o Rei e a Rainha se despedem antes da grande batalha

Durante a tarde, ainda foi possível assistir à dramatização de duas histórias intercalares de O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, que, com um misto de drama e boa disposição, foram à levadas cena pelos alunos do 7.ºD e pela professora Anabela Borges – a história de “Giotto e Cimabué”, de como Giotto se tornou um grande pintor, e a bela história de amor de “Vanina e Guidobaldo”. 
Com a dramatização da “História da Gata Borralheira”, os alunos do 8.ºB e a professora Anabela Borges mostraram que a vingança não é o melhor caminho e que devemos seguir a “verdadeira vida”, mantendo “a nossa alma livre”, em vez de optar pelo “outro caminho”, “o mundo do brilho e do poder”, onde tudo é falso e “parece que nos vamos despistar”. Esta peça, na qual intervinha toda a turma e que continha uma banda sonora, foi representada em modo duplo, de manhã para a escola e à noite para os familiares e professores dos alunos, “uma experiência a repetir”, segundo a opinião dos presentes.
 
Todas as dramatizações foram devidamente adaptadas, a partir da leitura e do estudo dos contos em causa, nas aulas de Língua Portuguesa e de Estudo Acompanhado, pelos respectivos professores e alunos.  
        
Anabela Borges

Uma resposta

  1. Olá, turma do 8.ºB! Nunca irei esquecer esta belíssima peça de teatro que, com tanto amor e empenho, preparamos em cojunto. E vocês?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: