A Imagem do Corpo

Em Estudo Acompanhado, a Turma do 8.ºB aderiu ao Projecto de Educação para a Saúde (PES), com a realização de trabalhos subordinados ao tema A Imagem do Corpo; Anorexia e Bulimia.

Os trabalhos foram processados em várias fases: pesquisa colectiva, na Internet, por forma a encontrar linhas orientadoras para a compreensão destes temas; divisão da turma em grupos, com a distribuição de subtemas; pesquisa e tratamento da informação; apresentação dos trabalhos à turma.

Os trabalhos realizados pelos alunos encontram-se em apresentação em PowerPoint e estão disponíveis no Blogue do Clube da Educação para a Saúde.

Da primeira fase dos trabalhos (pesquisa colectiva, na Internet), resultou um apanhado de ideias que aqui apresentamos. E assim deixamos algumas dicas sobre este tema, que, esperamos, possam ser úteis:

A Imagem do Corpo

O conceito de beleza mudou muito ao longo dos tempos. Isso significa que o que hoje podemos considerar como gordo ou magro, no passado tinha uma acepção diferente. Não esqueçamos que existem muitos fanáticos com a magreza, mas antigamente dizia-se “gordura é formosura”, pois um corpo mais cheiinho dava a ideia de uma pessoa mais saudável.

Os padrões de beleza mudam conforme a época a que se reportam, mas não podemos cair em extremos, pois o ideal é termos um corpo saudável, nem muito gordo, nem muito magro, e de acordo com o metabolismo de cada um.

Não há dúvidas de que os meios de comunicação social influenciam a evolução dos padrões de beleza e, consequentemente, a imagem que temos do corpo. E as pessoas famosas, ditas vedetas, influenciam, sem dúvida esses padrões, principalmente no que diz respeito à camada adolescente da sociedade, sendo, por isso, de extrema importância que estas pessoas comecem a ter um papel educativo, transmitindo uma boa conduta, no que diz respeito à saúde do seu corpo, aspecto logicamente ligado à alimentação e à boa prática de exercício físico.

A Turma do 8.ºB e a professora Anabela Borges  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: