Para Ler, Estamos cá Nós

Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra

Promover hábitos e competências de leitura nos alunos é o principal objectivo da Semana da Leitura, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, à qual este agrupamento de escolas, uma vez mais, aderiu, entre os dias 01 e 05 de Março.

Encontro com a escritora Maria da Conceição Campos

Cento Escolar da Lixa (1.º ciclo) Encontro com a escritora Maria da Conceição Campos

Encontros com escritores, dramatizações, recitais e Olimpíadas de Leitura foram os principais ingredientes que condimentaram mais uma Semana da Leitura celebrada neste agrupamento de escolas, para fazer desfilar palavras, personagens, livros, autores, declamadores, poetas, actores, enfim… um tempo de magia, viagem e aventura. Uma leitura que nos transportou no tempo e no espaço, de acordo com a sensibilidade de leitores e ouvintes.

Olimpíadas da Leitura – alunos do 2.º ciclo

Olimpíadas da Leitura – alunos do 2.º ciclo

As actividades foram, antecipadamente, preparadas na Biblioteca Escolar e nas diferentes salas de aula do agrupamento, com a leitura de obras, ensaios para dramatizações, pesquisas e preparação de trabalhos para exposição. Assim, do 1.º ao 9.º ano, não faltaram momentos de inspiração e revelação de verdadeiros leitores e artistas.

Os escritores convidados foram recebidos com calorosas recepções musicais, com afinados hinos à escola e à cidade da Lixa e muitos aplausos, seguidos de informais diálogos e sessões de autógrafos. Foi com muito gosto que contámos com a simpatia de Fausto Quintas, que anunciou “O regresso da Andorinha” (e como nós estávamos ansiosos pela Primavera!), a simplicidade de Gracinda Pontes, que trouxe com ela uma “Sara, Menina Sereia”, que nos levou à aventura do mar (as férias grandes ainda estão longe…), e a alegria contagiante de Maria da Conceição Campos, com o seu “Fufo, o Cão Órfão”, que levou tantos meninos (e meninas) a quererem adoptá-lo. Sim, ler é isto: viajar sem sair do lugar. E foi o que nós fizemos.

A meio da semana, três alunos do 3.º ciclo, acompanhados por uma professora, foram representar a escola, na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, e o João Pedro foi seleccionado, entre 194 participantes, para ir à oral, no dia 12, à tarde. Surpresa das surpresas, nesse dia, o João foi o 1.º classificado para representar o distrito do Porto na final nacional.

Concurso Nacional de Leitura (fase distrital) – 3.º ciclo

Concurso Nacional de Leitura (fase distrital) – 3.º ciclo

Ao longo da semana, várias turmas apresentaram declamações e dramatizações de textos, lidos ou inventados, devidamente adaptados com a preciosa orientação dos respectivos professores. Na Biblioteca Escolar, os alunos iam preparando marcadores para livros, para oferecerem aos pais e, é claro, a Senhora Leitura, rainha da festa, não se deixou nunca perder de vista, do alto do seu largo e confortável trono (leia-se estantes), piscando o olho aos meninos, para que a levassem para a casa, para as aulas, para onde quisessem celebrá-la.

O encerramento da semana não foi menos caloroso, trazendo os pais à Biblioteca, com a exposição “Pinturas Famosas sobre Tela” dos alunos do 7.º ano, realizadas na disciplina de Artes Plásticas e orientadas pelo professor Carlos Costa, uma actividade que contou com um pequeno recital de poesia, bem guarnecido por um momento musical, que nos ofereceu a aluna Vera Ribeiro com a sua flauta transversal.

E como não houve espaço para mais, não ficam por aqui as actividades alusivas à Semana da Leitura. Teremos ainda: o debate interturmas para o Concurso Entre Palavras, este ano dedicado às Comemorações do Centenário da República, no próximo dia 24 de Março; o Recital de Poesia, no dia 26; a Feira do Livro, em Abril; e outras actividades, sempre a promover a leitura e a literacia.

Encerramento da Semana da Leitura, trazendo os pais à Biblioteca, com a exposição “Pinturas Famosas sobre Tela” e um pequeno recital de poesia

Encerramento da Semana da Leitura, trazendo os pais à Biblioteca, com a exposição “Pinturas Famosas sobre Tela” e um pequeno recital de poesia

As professoras bibliotecárias deste agrupamento de escolas congratulam-se com o empenho e a participação de todos os envolvidos. Como pode ler-se nas orientações do Plano Nacional de Leitura: “A Semana da Leitura 2010 será um espaço de união e um tempo de partilha que contará com todos a ler”. É o que estamos a fazer.

Anabela Borges
Brígida Pinto
(Biblioteca Escolar / Centro de Recursos)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: