Ilustrador Rui Castro: Um Encontro Colorido

“O ilustrador é aquele que cria imagens a partir de palavras.” – Rui Castro.

Muitas vezes, temos vontade de convidar escritores para conversar com eles e descobrir os mistérios da sua escrita, o que é maravilhoso e muito enriquecedor. Muitas vezes, esquecemo-nos dos ilustradores, que, a partir das palavras dos escritores, povoam as histórias (e a nossa imaginação) de cor, fantasia e movimento.
Foi com entusiasmo e gratidão que acolhemos o ilustrador Rui Castro, no passado dia 11 de Maio no auditório da E.B. 2,3 Dr. Leonardo Coimbra, entre as 9H00 e as 12H00, uma actividade promovida pela Biblioteca Escolar e a Areal, para os alunos dos 3.º e 4.º anos do Centro Escolar da Lixa.
Com uma consciência claramente “amiga do ambiente”, Rui Castro começou por partilhar os seus materiais com os alunos, muitos dos quais reciclados e reutilizados, mostrando tudo o que necessita para desenvolver o seu trabalho, desde pincéis, o copo para a água, que já tinha sido um boião de tinta, panos, papel, cartão e a sua paleta de cores, que é uma antiga tábua de cozinha.
Revelou algumas das técnicas que utiliza, sendo aquela que mais aprecia a pintura acrílica.

Ilustrador mostra o seu trabalho

Rui Castro mostra um dos seus trabalhos originais e o resultado final, no livro “Gato Preto e Passarinhos Azuis”, Areal, 2008, Prémio de Poesia e Ficção de Almada.

“A ilustração começa com a palavra”, disse Rui Castro, ao explicar o seu processo de criação, salientando que é fundamental respeitar as palavras do escritor, mas usar a criatividade, procurando ir para além dessas palavras.
Para o livro “Gato Preto e Passarinhos Azuis”, escrito por Anabela Passos, Rui Castro realizou mais de 20 ilustrações.
O ilustrador de mais de uma dezena de livros e manuais escolares dialogou com os alunos, mostrou trabalhos originais, esboços, postais e muitos desenhos que faz para treinar a criatividade.

Cenário criado por Rui Castro

Cenário criado por Rui Castro durante o encontro.

Foram muitas as perguntas apresentadas pela curiosidade dos alunos, principalmente quando o ilustrador mostrou os bonecos em plasticina feitos por ele e, com outros materiais, criou um pequeno cenário.

O momento mais apreciado pelos alunos estaria ainda para chegar, quando o ilustrador pediu silêncio para se concentrar e desenhou, com marcadores em papel de cenário, uma personagem para cada ano, lançando um desafio: a partir das ilustrações, os alunos imaginarão uma história, dando vida às personagens, criando as palavras, e invertendo o processo daquilo que é o trabalho de Rui Castro, que cria as ilustrações a partir das palavras.

No final, uma sessão de autógrafos e o nosso agradecimento a Rui Castro e à Areal, esperando que ele tenha gostado de estar connosco e tenha vontade de vontade de voltar. Nós adorámos!

Sessão de autógrafos

Sessão de autógrafos, no final do encontro.

Anabela Borges e Brígida Pinto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: