Ler+ Pelo Planeta

Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra

Dinamizada entre 21 e 25 de Março de 2011, esta edição da Semana da Leitura centra-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA. Conjuga-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade, o que nos remete para questões muito diversas como a biodiversidade, a biomassa, ou as energias renováveis. – Plano Nacional de Leitura (PNL), Ministério da Educação (ME).

Ler+: Leitura e Literacias

Ao longo da Semana da Leitura, vários eventos e actividades contribuíram para promover a leitura e apostar nas literacias, como os encontros com as escritoras, Maria da Conceição Campos (com a obra “Fufo o Cão Órfão” e vários poemas alusivos à natureza), e Emília Lemos (com a obra “Percursos Através das Lendas” – lendas de reis e rainhas, mouros e cristãos, do Porto, V. N. de Gaia e Matosinhos); com as dramatizações, a Hora do Conto, o Recital de Poesia, a cargo do Grupo de Língua Portuguesa do 3.º Ciclo, e as Olimpíadas da Leitura, a cargo do Grupo de Língua Portuguesa do 2.º Ciclo, actividade coordenada pela professora Ana Hermínia. Com a participação de todos os estabelecimentos de ensino deste Agrupamento de Escolas, desde a EB 2, 3 aos centros escolares da Lixa, Caramos, Pinheiro e Macieira e a EB1 de Serrinha, do pré-escolar ao 9.º ano, foi possível celebrar palavras, personagens, livros, autores, declamadores, poetas e pequenos actores. Como sempre, a leitura transportou-nos no tempo e no espaço e trouxe muita alegria, diversão e momentos culturais aos nossos dias. Teve também lugar uma exposição de trabalhos dos alunos da professora Céu Secca, decorrentes do estudo da obra de Álvaro Magalhães, “Três Histórias de Amor”, no âmbito da Leitura Orientada na Sala de Aula. A equipa da Biblioteca organizou, ainda, uma palestra, dinamizada pela investigadora Agostinha Monteiro, que apresentou o resultado do seu estudo, “Aprender a Escrever – Mecanismos de Estruturação Textual”.

Ler+: Abertura à Comunidade

A Semana da Leitura inaugurou e fechou, agradavelmente, com a abertura à Comunidade Educativa. No Dia Mundial da Poesia, a 21 de Março, teve lugar, na Biblioteca Escolar, a Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso de Poesia do Plano Nacional de Leitura “Faça Lá um Poema”, havendo lugar para um pequeno recital por parte dos alunos vencedores, na presença dos seus professores, amigos e familiares. Vários elementos da Comunidade Educativa, como pais e outros familiares, participaram, voluntariamente, em actividades como a Hora do Conto, em diversos estabelecimentos de ensino do Agrupamento. A Comunidade foi também chamada a participar no encerramento da Semana da Leitura, no dia 25, pelas 21H00, para assistir à representação do “Auto da Barca dos Condenados” e à leitura dramatizada de duas das lendas da obra de Emília Lemos, actividades que tiveram como dinamizadores os professores Jorge Almeida, Francisco Correia, Ana Costa e Cristina Queirós.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ler+ Verde: Florestas de Leituras

A partir do conjunto de motes lançado para este ano, a Semana da Leitura centrou-se também na sensibilização para a sustentabilidade e o equilíbrio do Planeta. Assim, realizou-se uma exposição alusiva ao Ano Internacional das Florestas e festejou-se o Dia da Árvore e o Dia da Água, sendo os alunos da professora Marta Silva convidados a construir cartazes e árvores com materiais reciclados e os alunos da professora Ilídia Freitas apresentaram também cartazes e, assinalando o Dia do Teatro Amador, criaram pequenas dramatizações alusivas à importância das florestas.

Ler+: Nos Próximos Dias

E não ficarão por aqui as actividades alusivas à Semana da Leitura. Teremos ainda: o debate interturmas para o Concurso Entre Palavras, com o tema “Emprego e Desemprego”; o encontro com a escritora Cidália Fernandes, no Centro Escolar da Lixa; a participação no Concurso Nacional de Leitura; a Feira do Livro, em Maio; entre outras actividades, sempre a promover a leitura e a literacia.
As professoras bibliotecárias congratulam-se com o empenho e a participação de todos os envolvidos, num “(…) espaço de união e um tempo de partilha que contará com todos a ler”. – PNL/ME

Anabela Borges
Brígida Pinto
(professoras bibliotecárias)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: