Os “pais” representam para os filhos

Numa iniciativa dos docentes do Centro Escolar da Lixa (CEL), que convidaram e incentivaram um grupo de pais e encarregados de educação desta escola para participarem numa actividade relacionada com o projecto Mil Escolas da empresa Águas do Douro e Paiva, S.A., foi apresentada a 24 de Maio uma peça de teatro exclusivamente representada e encenada por pais e encarregados de educação.

A peça, originalmente escrita pela EB23 de Quarteira, n.º 1, no âmbito da exposição mundial de Hanover 2000, teve grande sucesso, essencialmente devido ao fantástico desempenho dos actores.

Ainda que o CEL, apesar de ser uma escola nova, não disponha de condições para este tipo de eventos, o engenho e a arte de quem se envolveu na realização da actividade fez com que se esquecessem os problemas e se ultrapassassem praticamente todas as dificuldades.

De facto, como se pode confirmar (ver vídeo abaixo), a designada sala polivalente não tem um palco, não tem as mínimas condições acústicas e tem má iluminação, desmerecendo o nome de espaço polivalente. Enfim, os  arquitectos que projectam estes espaços, que nunca usam, é que sabem. E quando se trata de os planearem nem se dão ao trabalho de perguntar nada a quem depois tem que usufruir deles. Estamos habituados, temos “feito vista grossa”, mas sabemos que é errado, ainda que saibamos que não somos capazes de influenciar quem não quer ser influenciado.


O espectáculo foi excelente!

Parabéns a todos os intervenientes!

Luís Valente, professor

7 Respostas

  1. Boa tarde,
    Como professora do CELixa, agradeço a todos os pais que colaboraram nesta representação e particularmente à D. Elisabete Teixeira, mãe do Carlos David, que fez de “avó”, pelo excelente desempenho que mostraram como “atores”. A colaboração dos pais neste tipo de projetos é, sem qualquer dúvida, uma mais-valia. Os alunos sentem-se mais apoiados, mais acompanhados e até mais responsabilizados quando os pais estão lado a lado com os professores a contribuir para o seu desenvolvimento. É destes exemplos que a Escola precisa.
    Obrigada mais uma vez pela vossa colaboração. Espero que iniciativas destas se venham a repetir.
    Clarisse Teixeira (professora)

  2. Sou professora do Centro Escolar da Lixa. Quero deixar o meu agradecimento a todos os pais que participaram nesta actividade. A todos o meu muito obrigado!
    Agradeço em particular ao Pedro Silveira (sr. Presidente) pai da Beatriz, porque é uma pessoa sempre pronta a colaborar em todas as actividades propostas pela escola. Penso que esta actividade é um bom exemplo para teremos uma escola pronta a contribuir para o bom desenvolvimento dos nossos alunos.
    Muito obrigado, a escola sabe que pode contar convosco!
    Cristina Marinho

  3. Uma palavra de agradecimento a todos os que participaram nesta palestra, alunos, encarregados de educação, pequenos (grandes) apresentadores, actores, oradores, direcção do agrupamento e claro, aos pais, que tanto empenho e dedicação mostraram na preparação e apresentação do teatro! Um agradecimento também ao nosso colega Luís que à semelhança de outras ocasiões, se prontificou a filmar todo o espectáculo. É a colaboração e o contributo de todos, que nos incentiva a dar e querer sempre o melhor para os nossos alunos! Parabéns a todos!
    Teresa Moreira, professora

  4. Venho mais uma vez, fazer um comentário , mas agora para agradecer ao meu colega Luís Valente, pela sua excelente e importantíssima colaboração na realização e publicação de muitas atividades desenvolvidas neste Centro Escolar. A sua prestação, serviu em larga medida, para fazer chegar o empenho e dedicação de todos os nossos alunos, professores e funcionários aos cinco cantos do planeta. Um grande agradecimento, da minha parte e dos meus alunos, pela felicidade que lhes trouxe ao experimentarem situações de aprendizagem diferentes daquelas que tinham vindo a desenvolver.
    Obrigada.
    Clarisse Teixeira, professora

  5. Gostámos muito de ver estes actores em palco. Devem aparecer mais vezes e actuarem noutros locais…
    Parabéns.
    Os pais da Sara Alexandra do 4.º Ano

  6. Antília C E L
    Venho por este meio agradecer a todos os que colaboraram na palestra essencialmente aos encarregados de educação que tão bem representaram a peça de teatro(temos artistas). Obrigada pelo trabalho dispendido na confecção das roupas e nos ensaios.O meu muito obrigada a todos essencialmenteiàmãe da minha aluna Ana Filipa,Emília Sampaio.

  7. Sou professora do Centro Escolar da Lixa e fiquei encantada pelo excelente trabalho realizado por este grupo de pais/encarregados de educação que se disponibilizou para colaborar connosco, mostrando a sua faceta de atores.
    Quero agradecer particularmente à mãe do Hugo Daniel da minha turma, que vestiu a personagem de ambientalista. Ela surge na peça, com muita determinação e com o intuito de tentar saber junto das entidades competentes o que fazer para minimizar, senão acabar, com os problemas ambientais.
    Um agradecimento muito especial ao professor Luís Valente, pelo brilhante trabalho que tem vindo a desenvolver no Centro Escolar da Lixa, junto dos alunos e professores, coadjuvando de forma activa em todas as actividades que envolvam as novas tecnologias de informação.
    Agradecer por último aos meus alunos pela forma magnífica com que entoaram a linda canção de Guilherme Arantes, “Terra, Planeta Água”, na abertura da Palestra Mil Escolas.
    Mª Antonieta Costa, professora do 4.º Ano Turma 11

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: