Encerramento da exposição “Rostos de Cristo” em terras de Felgueiras

Encerramento da exposição "Rostos de Cristo"

Encerramento da exposição "Rostos de Cristo"

No passado dia 11 de Junho, pelas 19h, a Igreja Românica de Unhão recebeu a exposição “Rostos de Cristo” em bronze, inaugurada no final da Missa Vespertina presidida pelo Sr. Padre Rogério.

A exposição, depois de ter estado nas igrejas paroquiais da Lixa, Pombeiro, Sousa e Airães encerrará a sua itinerância por terras de Felgueiras no dia 26 de Junho (Dia de Corpo de Deus).

O projecto “Rostos de Cristo” iniciou-se em 26 de Janeiro de 2010, quando as 14 alunas do Clube de Artes da Escola EB2/3 Dr. Leonardo Coimbra escolheram a imagem de Jesus Cristo (retirada da Bíblia e da Internet). Seguiu-se o estudo de observação/interpretação da imagem e seu desenho sobre uma base em barro. Através da aplicação de várias técnicas de escultura em relevo, do empenho, dedicação e amor ao tema, os rostos foram ganhando valor plástico. O seu tratamento formal foi retratado em gesso e, para que os “Rostos de Cristo” fossem eternizados em bronze, foram feitas duas Visitas de Estudo à “Fundição do Regato” em Vila Nova de Gaia, em 15 de Dezembro e em 2 de Março passados. Este contacto directo com a Fundição permitiu às alunas um acompanhamento de todo o processo artístico.

"Rostos de Cristo" e alguns dos responsáveis pelo projecto

"Rostos de Cristo" e alguns dos responsáveis pelo projecto

Os relevos de gesso, depois de retocados, foram pintados com tintas acrílicas e deram origem a uma colecção de 15 quadros magníficos (estilo Arte Sacra) que estiveram expostos na Biblioteca da EB2/3 Dr. Leonardo Coimbra, entre 7 e 8 de Junho.

Gostaria de lembrar que a colecção dos 15 relevos em bronze consolidou este projecto intitulado “Rostos de Cristo” e foi aprovado no Conselho Pedagógico da Escola no dia 10 de Novembro de 2010. Acrescento que estas exposições tiveram o apoio da Escola EB2/3 Dr. Leonardo Coimbra, da Universidade Sénior Ocupacional da Lixa, da Casa do Povo da Lixa, da Vigararia de Felgueiras, da Câmara Municipal de Felgueiras, da Rota do Românico e da Direcção Regional de Cultura do Norte.

Por fim, a todos os que divulgaram e colaboram neste projecto, que coordenei, manifesto o meu muito obrigado. Às minhas alunas gostava de lhes dizer que o seu entusiasmo pelas Belas Artes faz bem à minha missão de Artista Plástico.

Carlos Costa

(Professor de Escultura)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: