“Marchas Populares” na Lixa

Desfile

Pormenor do desfile

Os Jardins-de-Infância, Escolas Básicas do 1.º Ciclo e os Centros Escolares do Agrupamento Dr. Leonardo Coimbra ofereceram um dia festivo às boas gentes da Lixa. Quem viu apenas o desfile e as actuações das centenas de alunos que “marcharam” desde a sede do Agrupamento (EB2/3 Dr. Leonardo Coimbra) até ao palco instalado ao lado da “Igreja Nova”, no Largo Dr. Eduardo de Freitas, não imagina a imensidão de trabalho, suor e lágrimas que há por trás deste evento. Foi bonito, sem dúvida! As Educadoras, Professores e Associações de Pais que se envolveram, fizeram um trabalho a pedir messas a muitas realizações festivas com orçamentos generosos. Ainda que fossem evidentes algumas dificuldades organizativas, principalmente relacionadas com a instalação sonora e o palco e climatéricas, porque o calor e  a sede apertaram sem clemência, houve um apoio visível também das hierarquias educativas, administrativas e autárquicas que pode vir a ser capitalizado no futuro.

Generoso, foi também o público que encheu as ruas à passagem do “cortejo” de criancinhas e outros figurantes. Ninguém regateou palmas às actuações empenhadas, felizes e imaculadas de todos os alunos, como se pode ver na peça multimédia abaixo (duração: 00:41:18).


Apenas um reparo, por agora. Não é eticamente aceitável, nem moral nem legalmente…, que até o palco seja invadido por fotógrafos, à procura do “pormenor do artista” para expor nos seus escaparates, inclusive durante a actuação dos grupos de alunos, impedindo os verdadeiros destinatários da “festa” de a usufruírem calmamente, os actuantes de realizarem o seu árduo trabalho, e outros profissionais de concretizarem os seus objectivos, com um mínimo de qualidade e equilíbrio estético. Bem sei que são impulsos do momento, que todos gostamos muito de ver estes pequenos artistas nas suas melhores performances e, baseado nessa ideia, acredito que os “paparazzi” de hoje serão voluntários contribuidores em próximas realizações. Ou alguém seria capaz de impedir que cada Pai/Encarregado de Educação  das crianças presentes em palco (que contribuiu financeiramente) subisse ao estrado e desatasse a disparar flashes até ter o “boneco perfeito”?

Não me levem a mal, é só um desabafo, aqui entre nós. Quanto às marchas, parabéns aos responsáveis e aos criativos.

Luís Valente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: