“Feliz Natal!…”

O Natal é comemorado de maneiras diferentes, que dependem da cultura e das tradições de cada zona, onde vivem as famílias. Para conhecer um pouco dessa diversidade, fomos descobrir pelas famílias deste grupo como esta data era festejada.

Árvore Genealógica das Famílias do grupo

Cada criança começou por dar a conhecer a sua família aos amigos, construindo previamente em casa, a sua árvore genealógica, seguindo-se a partilha da informação recolhida.

“O Natal é uma festa muito importante”(Mariana). “Todas as famílias decoram as suas casas com o pinheirinho, o presépio …toda a casa fica bonita e alegre” (Tamara).

No dia 24, as famílias reúnem-se para a “consoada”, uma ceia especial servida depois da Missa do Galo. Nesta ceia não pode faltar um prato de bacalhau, geralmente cozido com legumes, para simbolizar a abstinência que se deve preservar na véspera da celebração do Natal. No entanto, são também populares os doces e sobremesas, que descobrimos que eram muito variadas: aletria, rabanadas, sonhos, formigos,…

A  avó “Francisca” ,  quis vir ao jardim partilhar uma das receitas que costuma fazer para a sua família: “Filhoses de Abóbora”.

A avó a confecionar as filhoses de abóbora...

Começou por contar uma das muitas histórias que lê para os seus netos, “ O Pinheirinho descontente”. Este era um pinheirinho vestido de verde que não queria ser decorado, mas depois de um menino colocar, bolinhas, estrelinhas e luzinhas, ficou muito feliz com o seu novo “fato de Natal”.

De seguida, começou a confeccionar o doce surpresa. Mostrou os ingredientes necessários, os meninos nomearam-nos, sempre atentos à receita. No final todos estavam prontos para provar, afinal até eram doces e não levavam açúcar! Para não esquecermos, registamos este momento e a receita.

presépio

Obrigada Avó por vir partilhar um doce tradicional de Natal e assim podermos dar-lhe a usufruir um pequeno momento de convívio connosco.

Desejamos para todos um bom natal cheio de muita paz e amor!

J.I.Vila Cova da Lixa, Sala Vermelha
Lurdes Ferreira, Educadora

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: