Atividades da Semana da Leitura

Muitas atividades foram desenvolvidas na Semana da Leitura, um pouco por todo o Agrupamento, passando por horas do conto, sessões de leitura promovidas por diferentes atores da comunidade (entre eles, encarregados de educação e outros familiares), dramatizações, exposições de trabalhos e recitais… momentos em que a leitura foi rainha e o livro proporcionou o sonho, a aventura e a imaginação…

A Semana da Leitura Concelhia teve início na Casa da Cultura da Lixa, no dia 02 de março, com a apresentação do conto “A Tundra (Cemitério de Memórias)”, de Anabela Borges.

Nessa semana, o poeta Luís Abisague, natural de Mondim de Basto, deslocou-se ao nosso país, diretamente do Reino Unido, onde reside atualmente, para nos proporcionar uns encontros mágicos, com poesia, uma tocante história de vida e muita sabedoria. No dia 6 de março, na Biblioteca do Agrupamento, os alunos do 7.º A presentearam o poeta com um Recital de Poesia.

Em Macieira, o poeta também se sentiu em casa, com o carinho que lhe foi dedicado.

Muitos trabalhos foram apresentados ao autor, realizados por todas as turmas do Centro Escolar, incluindo os alunos do pré-escolar.

Também nesse dia, pela manhã, teve lugar o encontro com o poeta, no Centro Escolar de Santão. O poeta presenteou os alunos com uma hora do conto, com a história “David e Golias”, uma história de força, coragem e persistência. Os alunos recitaram poemas e a professora Ana Fernanda leu a história “A Ervilhinha”. No final, os alunos colocaram questões ao autor e este partilhou com eles alguns dos seus apontamentos…

No dia 08 de março, pelas 9h30m, o ilustrador Rui Castro apresentou-se aos alunos do Centro Escolar de Pinheiro, que o receberam com curiosidade e atenção.

Às 11h00, rumámos ao Centro Escolar de Caramos, onde nos aguardavam com expectativa. Foi uma sessão e tanto! Professores e alunos presentearam o autor com presentes e trabalhos realizados. No final, os alunos colocaram questões ao ilustrador, que respondeu com muita simpatia e boa disposição.

À tarde, realizaram-se mais duas sessões, na Biblioteca do Agrupamento, contemplando O Jardim de Infância de Vila Cova, os alunos do 2.º ano do Centro Escolar da Lixa e turmas do 2.º ciclo. Os alunos do 5.º C presentearam o autor com a apresentação de trabalhos baseados na sua obra. No final, as perguntas, do 6.º F e não só, eram muitas, graças à curiosidade pelo trabalho de ilustração realizado por Rui Castro.

Anabela Borges e Brígida Pinto, professoras bibliotecárias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: