Bispo do Porto Recebeu o Projeto “Rostos De Cristo”

No dia 22 de Junho as alunas da turma de escultura do Clube de Artes da E.B.2,3 Dr. Leonardo Coimbra e da Universidade Sénior Ocupacional da Lixa (U.SOL), acompanhadas pelos elementos da Direção da Escola (a Diretora da Escola, Cândida Mourão não pode estar presente, porque se encontrava em reunião com o Diretor Regional da Educação do Norte), Prof. Manuel Magalhães, Prof.ª Maria José Canas e Educadora Fátima Vaz Fonseca, Reitora da U.SOL, Prof.ª Eunice Roque, Padre Joaquim Carneiro, padre da Lixa, Prof. e Escultor Carlos Costa e convidados foram recebidos no Paço Episcopal por Sua Excelência o Bispo do Porto.

O objetivo desta visita era dar conhecimento e consolidar o projeto “Rostos de Cristo”, isto é, oferecer ao Reverendíssimo Bispo do Porto um Certificado e um DVD com todas as etapas do trabalho artístico-religioso e solicitar o envio de um exemplar ao Cardeal-Patriarca de Lisboa e a sua Santidade o Papa Bento XVI.

Foi uma tarde memorável para todos os presentes, pois puderam ver os jardins, grande parte do interior barroco do Paço Episcopal desde a escadaria principal, a sala dos espelhos, salas com vários quadros dos bispos dos séculos XIX e XX, pintados a óleo, à famosa sala vermelha. Nesta última, fomos muitíssimo bem recebidos, com muita simpatia e alegria por parte de D. Manuel Clemente. Através de várias fotografias e de algumas palavras proferidas pelo Professor de Escultura, pela Reitora da U.SOL e pelo Subdiretor da Escola, o Bispo do Porto ficou a conhecer um pouco mais das esculturas. Por fim, D. Manuel Clemente proferiu também umas sentidas e calorosas palavras de acolhimento, incentivo e agradecimento e, antes das despedidas, assinou o Livro de Honra do projeto “Rostos de Cristo”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É de lembrar que o projeto “Rostos de Cristo”, iniciado em janeiro de 2010 em barro, gesso e bronze, teve o apoio da E.B. 2,3 Dr. Leonardo Coimbra da Lixa, Universidade Sénior Ocupacional da Lixa, Casa do Povo da Lixa, Vigararia de Felgueiras, Câmara Municipal de Felgueiras, Rota do Românico e Direção Regional da Cultura do Norte. Os “15 Rostos de Cristo em Bronze” foram benzidos pelo Sr. Padre Joaquim Carneiro e estiveram expostos de abril até finais de novembro de 2011 em 8 igrejas do Vale do Sousa (Lixa, Pombeiro, Sousa, Airães, Unhão, Meinedo, Cête e Ferreira) e em junho os “15 Rostos de Cristo em Gesso Pintura a Acrílico” na Biblioteca da E.B. 2,3 Dr. Leonardo Coimbra, da Lixa.

Carlos Costa, Professor/Artista Plástico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: