Colaboradores

Como colaborar no Jornal “O Mocho”?

Para colaborar no Jornal O Mocho é necessário que seja Aluno, Professor, Funcionário ou Membro da Comunidade Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra – Lixa.

Os colaboradores do Jornal podem escrever os seus contributos directamente no sítio do Jornal, devendo inscrever-se previamente no serviço WordPress (http://wordpress.com/signup/) e depois enviar uma mensagem à coordenação do Jornal ou contactar qualquer um dos editores para obterem dados de acesso à área de edição.

Será dado acesso diferenciado aos colaboradores, o que lhes permitirá escrever as notícias directamente no Jornal. Alguns utilizadores não poderão incluir imagens directamente nas mensagens/notícias, mas podem solicitar ao editor da secção que coloque disponíveis as imagens que pretender utilizar.

Como escrever uma notícia?

Por norma, cada notícia não deve utilizar mais que duas imagens, de tamanhos pequenos, e estas devem referir-se ao assunto, não aos protagonistas. Por exemplo, uma notícia de uma viagem de estudo não deve ter como elementos principais os participantes na viagem, mas sim um enquadramento do lugar visitado, monumento, etc. A publicação de imagens tem que estar autorizada e não se admitem imagens ilegais ou copiadas de outros locais sem a respectiva autorização.

Se for necessário, a equipa do Jornal pode ajudar a seleccionar e editar as imagens fotográficas ou desenhos, bastando contactar algum membro da equipa.

Em todas as mensagens devem utilizar-se regras comuns de educação e respeito pelas regras de etiqueta na Web, de que damos seguidamente alguns exemplos.

Regras básicas de etiqueta e boa escrita

  • Não se deve escrever apenas com maiúsculas, porque tal é considerado ofensivo. Para além deste aspecto relacionado com a etiqueta o texto escrito apenas em maiúsculas é mais difícil de ler.
  • Não se deve utilizar escrita abreviada própria de SMS (Short Message Service) e sempre que se utilizem siglas estas devem ser precedidas da sua designação total. Ex.: NASA é a sigla que representa a “National Aeronautics and Space Administration”, logo, a primeira vez que usarmos esta sigla num texto devemos colocá-la entre parêntesis imediatamente após a descrição completa.
  • Devemos usar os destaques de uma forma coerente e ponderada. Aqui ficam alguns exemplos:
  1. 1 Usar negrito apenas em casos muito especiais, quando não houver outra forma de destaque.
  1. 2 Usar itálico apenas para palavras ou expressões estrangeiras ou para palavras e expressões que não queremos que signifiquem o que significam na realidade (quando as usamos em sentido conotativo). Ex.: Fulano é muito boa pessoa (queríamos dizer o contrário).
  1. 3 O sublinhado apenas se deve usar em situações muito especiais. Na realidade, é aconselhável nunca usar o sublinhado em textos na Web porque confunde os utilizadores com expressões que representam hiperligações (links).
  1. 4 Usar listas numeradas ou com marcas quando se fazem listagens. Devemos evitar misturar no mesmo documento os dois tipos de listas.
  2. Nunca justificar o texto porque o espaçamento entre letras confunde a leitura no ecrã.
  • Não se deve escrever mensagens dirigidas a uma pessoa ou apenas a um grupo, excepto se esse for o tema da notícia. Devemos ter em conta que não sabemos quem vai ler a notícia tal como o leitor não nos conhece.
  • Procurar que as notícias tenham sempre uma estrutura onde se possa identificar claramente:
  1. 1 O Título ou Manchete (deve ser uma frase curta e apelativa, relacionada com o assunto principal da notícia)
  1. 2 A notícia deve começar por um parágrafo que resume/apresenta a notícia, conhecido por lead. Contém a informação básica sobre o assunto da notícia. Quando a notícia diz respeito a um acontecimento passado, os verbos devem aparecer no pretérito perfeito. Quando a notícia diz respeito a algo que vai acontecer, um evento, uma festa, uma actividade, por exemplo, os verbos aparecerão no futuro. O lead começa sempre pela indicação do acontecimento, de forma descritiva e circunstancial ou contextualizada do acontecimento, ou seja o acontecimento (facto), onde aconteceu ou vai acontecer e quando.
  1. 3 As notícias nunca têm conclusão, mas no caso de um Jornal Escolar, pode aceitar-se um remate noticioso, para o que é necessário ponderar bem a sua utilização. Por exemplo se a notícia diz respeito a uma actividade do grupo que escreve a notícia, é aceitável que a notícia termine com uma espécie de conclusão.

Nota: Este espaço está aberto á colaboração de todos. Se quiser sugerir algum conteúdo ou correcção, contacte os editores do Jornal.

Colaborar no jornal - pdf